Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Contratação de nutricionista em regime celetista realizada por prefeitura é considerada inconstitucional

Publicado por Camarãn Advocacia
há 7 anos

A Justiça do Trabalho decidiu que a escolha do regime previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para a contratação de uma nutricionista pela prefeitura de Marau não está de acordo com o que estabelece a Constituição Federal a respeito dos cargos públicos. A profissional havia proposto uma reclamatória trabalhista contra o Município pedindo pagamento de diferenças salariais, mas o juiz Evandro Luís Urnau, do Posto Avançado da Justiça do Trabalho de Marau, extinguiu a ação sem julgar o pedido da trabalhadora. De acordo com o magistrado, apesar de ter sido contratada como celetista, o vínculo da nutricionista com a Prefeitura é típico de servidor público e, portanto, não pode ser julgado na Justiça do Trabalho.

A nutricionista começou a trabalhar na prefeitura em 2012, após ter sido aprovada em concurso público. A vaga foi criada por lei municipal e caracterizada como “emprego público”, e deveria obedecer, portanto, às regras da CLT. Na ação trabalhista, proposta em 2016, a trabalhadora pediu a equiparação salarial com outros profissionais da área da saúde do município que, assim como ela, tinham formação superior mas recebiam salários maiores.

Ao analisar a ação, o juiz do Trabalho constatou que a legislação municipal de Marau estabelece que os trabalhadores que prestam serviço para a prefeitura estão submetidos a dois regimes jurídicos diferentes: um grupo de “servidores públicos”, que está submetido ao regime estatutário municipal, e um segundo grupo, formado por “empregados públicos”, que se sujeita ao regime celetista. De acordo com o magistrado, tanto a duplicidade de regimes jurídicos, como a própria contratação direta pela prefeitura de um profissional pelo regime celetista, são inconstitucionais. Por essas razões, o juiz declarou nula a forma de contratação da nutricionista e definiu que a sua relação como município tem natureza estatutária, de servidora pública.

Além de extinguir a ação sem julgamento do mérito por entender que a Justiça do Trabalho não é competente para julgar demandas que envolvam o Poder Público e seus servidores, o magistrado determinou a expedição de ofícios ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Contas do Estado para eventual ajuizamento de ação direta de inconstitucionalidade da lei municipal.

Processo nº 0020182-63.2016.5.04.0663

Decisão selecionada da Edição nº 204 da Revista Eletrônica do TRT-RS

Fonte: Secom TRT-RS

  • Publicações2
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações285
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contratacao-de-nutricionista-em-regime-celetista-realizada-por-prefeitura-e-considerada-inconstitucional/497191914

Informações relacionadas

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 12 anos

Regime celetista de servidor municipal determina competência da Justiça do Trabalho

Correio Forense
Notíciashá 4 anos

Servidor que passou do regime celetista para o estatutário tem direito a saque

Consultor Jurídico
Notíciashá 7 anos

Ação de servidor relativa ao período em que foi celetista cabe à Justiça do Trabalho

Tribunal Superior do Trabalho
Súmulahá 54 anos

Súmula n. 382 do TST

Sarah Helen Bevilaqua, Advogado
Artigoshá 2 anos

Qual a diferença entre servidor público e empregado público?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)